Por Gil Rodrigues
A pouca disponibilidade de obras em português sobre artes marciais chinesas tradicionais é um desafio a ser enfrentado. Temos alguma produção do Brasil, mas se olharmos para quanta coisa importante já foi traduzida do mandarim para o inglês, por exemplo, o que encontramos em nosso idioma ainda é pouco.
Quando se trata de obras sobre taijiquan isso também acontece. Sobre o estilo Chen, em particular, há ainda menos textos acessíveis em português. Quanto mais nos interessamos pela teoria e história da família Chen, mais temos que recorrer a sites, blogs e livros de excelente qualidade disponíveis em idiomas estrangeiro, traduzindo pequenos trechos para preparar aulas, contando com a ajuda de colegas, amigos e alunos.
No esforço de tornar os escritos sobre o taijiquan mais acessíveis no Brasil, o Professor Gil Rodrigues coordenou um grupo de praticantes na empreitada de tradução e publicação do livro “Taijiquan da família chen: origem e fundamentos”, obra elaborada pelo seu shifu, Mestre Chen Ziqiang.
O autor
Nascido em 1977, Chen Ziqiang é um dos mestres da 20a geração da linhagem de Chenjiagou, técnico-chefe e vice-diretor da Escola de Taijiquan de Chenjiagou, na China. Depois de vencer inúmeros campeonatos, passou a aprofundar seus conhecimentos no sistema de treinamento da família, estudando registros, resgatando técnicas esquecidas e criando novas formas a partir dos princípios antigos. Seus estudos foram reunidos na publicação de quinze volumes da Série Chinese Folk Wushu Classic.
Chen Ziqiang é hoje um dos principais difusores do estilo Chen, atento e exigente quanto ao aspecto marcial das práticas que ensina. Para aliviar o stress, melhorar a vitalidade do corpo ou para treinar lutadores, os princípios ensinados por ele são os mesmos: mente serena, condicionamento físico e aprimoramento constante da técnica. Apenas o treino regular e diligente traz bons resultados, qualquer que seja seu objetivo.
A publicação
O livro é uma seleção e adaptação do primeiro volume da série Chinese Folk Wushu Classics, usada como guia de estudos na escola principal da família Chen na China. Sua primeira versão em português, lançada em dezembro, foi realizada de maneira independente, fora do mercado editorial, a partir de um trabalho coletivo de tradução, edição e produção gráfica.
Quanto ao conteúdo do livro, não se trata de um manual de treino, nem um guia de como praticar o Taiji da família Chen. Em vez disso, o livro oferece termo de referência para os que já são praticantes. Princípios teóricos e práticos são apresentados de maneira densa, em textos a serem lidos e relidos, em apoio ao amadurecimento gradual da prática.
As orientações oferecidas nos textos expressam linhas fundamentais de uma linhagem tradicional de Taijiquan, com grande riqueza filosófica e simbólica. São princípios técnicos, mas que podem ser de difícil entendimento. O Professor Gil e o grupo de tradução evitaram apagar a complexidade dos textos, buscando manter ao máximo essa forma original, de modo a oferecer aos praticantes brasileiros uma experiência mais próxima ao pensamento e linguagem do mestre Chen Ziqiang.
A publicação original é bilíngue, em mandarim e inglês, e a maior parte da tradução foi feita a partir do inglês. Depois foi cotejada com o mandarim pelo Dr. Wu Heng e pela Professora Shuyu Lin e foram feitas as correções necessárias. A edição também oferece aproximações possíveis com as outras publicações da área em português, para ajudar quem lê a encontrar relações com sua prática.
Chen taiji no Brasil
O livro é resultado da iniciativa do professor Gil Rodrigues, discípulo de Chen Ziqiang, diretor da Escola Chenjiagou de Taijiquan no Brasil e responsável por facilitar a difusão do trabalho de seu mestre na América Latina. Alagoano de nascimento, praticante de taijiquan há mais de vinte anos, Gil passou pela cerimônia de discipulado em 2015, quando residia em Chenjiagou para dedicar-se integralmente ao treino na escola da família Chen, tornando-se parte da 21ª geração.
Desde sua fundação em 2016, a escola Chenjiagou Brasil, em São Paulo, tornou-se um dos polos mais importantes de difusão do estilo Chen no Brasil, sob a linha técnica de Chen Ziqiang, promovendo seminários internacionais regulares e estabelecendo colaborações importantes com outras instituições do taijiquan no país. O livro recém lançado é a primeira publicação do projeto de tradução de uma série de livros do mestre Chen Ziqiang pela Escola Chenjiagou de Taijiquan Brasil.
A publicação artesanal de “Taijiquan da família chen: origem e fundamentos” marca os 5 anos do discipulado de Gil Rodrigues e é fruto do compromisso de seus alunos e colaboradores com a prática e os estudos do estilo Chen. O coordenador do trabalho já planeja uma segunda edição, revisada a partir do diálogo com os leitores da primeira tiragem, com o objetivo de aprimorar a qualidade técnica da tradução.
O livro pode ser adquirido diretamente com a Escola Chenjiagou de Taijiquan Brasil através do Instagram – @chentaijibr ou pelo email: giltaichi@gmail.com