O diálogo crescente entre medicina ocidental e medicina tradicional chinesa é recente. Durante muitos séculos essas duas abordagens tão diferentes se desenvolveram sem tomar conhecimento uma da outra.
Foi somente no século XVII, em 1670, que um missionário francês, padre Harvieux, trouxe pela primeira vez da China a descrição de uma estranha prática, que consistia em tratar os doentes inserindo agulhas finas pelo corpo…Imaginem o espanto dos médicos ocidentais, que naquela época se contentavam em usar sangrias e sanguessugas!
Mas os relatos do padre Harvieux não receberam muita atenção, e isso por muito tempo. Foi necessário esperar até 1930 para que um cônsul da França trabalhando na China, Georges Soulié de Morand, publicasse um livro dedicado à acupuntura, depois de ter feito uma extensa pesquisa sobre a prática considerada tão curiosa à época!
Mais algumas décadas se passaram, e foi somente nos anos 60/70 que prática da acupuntura e o conhecimento sobre a medicina tradicional chinesa realmente começaram a se difundir no Ocidente, impulsionados por um interesse crescente nas civilizações asiáticas.
Gostou desse post? Conta pra gente o que você gostaria de saber mais sobre a Medicina Chinesa!