Tai Chi Chuan com Johann Sebastian Bach
Johann Sebastian Bach nasceu em 1685 em Eisenach, hoje Alemanha, e morreu em 1750. Nunca foi à China, e quase que certamente nunca ouviu falar do Tai Chi Chuan. Mas sua música e o Tao se encontraram neste lindo vídeo produzido por Hakan Gündüz.
A partir de um outro vídeo, de um praticante demonstrando a Forma 24, Hakan Gündüz usou um software de análise de movimentos para criar essa figura etérea e delicada, de movimentos harmoniosos e profundos.
Bach deu à performance ainda mais alma, com seu Concerto em Sol Menor BWV 1056 para Violino e Orquestra. Para quem quiser ouvir outras versões, seguem alguns links.
É interessante notar as diferentes interpretações da mesma peça. A de Itzhak Perlman e Daniel Barenboim (https://www.youtube.com/watch?v=G7XPT9RL-Qs) é lenta.
A de Stéphanie-Marie Degand bem mais rápida (https://www.youtube.com/watch?v=4jaIX_T-s94).
A de Isabelle Faust é uma versão “reconstruída” da peça, o que significa que pequenas mudanças foram feitas, à luz de manuscritos originais do compositor, para que a peça se parecesse o mais fielmente possível ao que Johann Sebastian Bach imaginou (https://www.youtube.com/watch?v=vkMZuElPxDM).
Agradecimento especial ao nosso leitor Antonio Vicente Lombardi, que nos sugeriu este link.